segunda-feira, 24 de dezembro de 2007
Festas Felizes
quinta-feira, 13 de dezembro de 2007
Elisso Virsaladze no Primavera Musical 2008

Em Moscovo, prosseguiu os estudos com Heinrich Neuhaus e Yakov Zak. Estes professores exerceram uma profunda influência na sua maturidade artística, formando-a de acordo com a tradicional e conceituada pedagogia russa. É hoje considerada uma professora excepcional, obtendo os seus alunos extraordinário sucesso em concursos de piano. É professora no Conservatório de Moscovo e na Escola Superior de Música de Munique, e integrou o júri dos mais relevantes concursos de piano, como o Concurso Internacional de Piano de Santander; o de Geza Anda, em Zurcí; o Concurso Rubinstein, em Telavive, e o Concurso Tchaikovsky.
Os seus compositores preferidos são os de finais do séc. XVIII e séc. XIX, nomeadamente Mozart, Beethoven, Chopin e Schumann. Aos 24 anos, ganhou o 1º Prémio do Concurso Schumann, em Zwickau, e foi aclamada pela imprensa internacional como uma das mais importantes intérpretes contemporâneas de Schumann. Simultaneamente, esta artista é célebre pelo seu vasto repertório, que inclui também os compositores russos modernos. Na antiga União Soviética, foi agraciada com as maiores distinções artísticas.
Elisso Virsaladze actua regularmente em recitais em Londres, Milão, Roma, Paris, Lisboa, Berlim e Barcelona. Colabora também em dueto com Natália Gutman, com quem tocou recentemente em Viena, Berlim, Bruxelas, Madrid, Munique, Milão, Genebra, Lausane e Sevilha. Com conjuntos de câmara e com orquestras, como sejam a Filarmónica de São Petersburgo e a Royal Philharmonic Orchestra, de Londres, percorreu a América do Norte, o Japão e a Europa, efectuando numerosas digressões. Apresenta-se também regularmente com as mais prestigiadas orquestras em França, Alemanha, Itália, Espanha, Suíça e Estados Unidos, entre outros países.
Na temporada 2003-2004, deu recitais por toda Europa, dos quais se destacam os do Wigmore Hall de Londres e do Conservatório Verdi de Milão. Actuou também com orquestras nos Estados Unidos, na Rússia, no Japão e na Europa, sob a direcção de conceituados maestros como, Rudolf Barshai, Kyril Kondraschin, Ricardo Muti, Kurt Sanderling, Wolfgang Sawallisch, Evgeny Svetlanov, Yuri Temirkanov ou Antoni Wit, entre outros.
A editora Live Classics, para a qual gravou vários discos, oferece uma ampla perspectiva da personalidade musical de Elisso Virsaladze.
sábado, 17 de novembro de 2007
Mais novidades

domingo, 21 de outubro de 2007
E agora, uma novidade!
E assim foi!
Hoje - concerto de encerramento do 13º Festival Internacional de Música de Castelo Branco
Daqui a pouco chega o afinador, a sala está preparada, o Quarteto vem a caminho. Só falta mesmo o leitor deste postal. Até logo, pelas 18h!
terça-feira, 9 de outubro de 2007
quinta-feira, 4 de outubro de 2007
Castelo Branco: concerto no dia 21 de Outubro, às 18h

BEETHOVEN: Grave - Allegro ma non troppo do Quarteto com Piano op. 16 bis (1810)
GUSTAV MAHLER: Quarteto com Piano (incompleto) (1878)
ALFRED SCHNITTKE: Quarteto com Piano (1988)
ROBERT SCHUMANN: Andante cantabile do Quarteto com Piano op. 47 (1842)
JOHANNES BRAHMS: Scherzo do Quarteto com Piano n.º 2 op. 26 (1861)
JOLY BRAGA SANTOS: Quarteto com Piano op. 26 (1957)
*intervalo*
SERGUEI TANEIEV: Adagio più tosto largo do Quarteto com Piano op. 20 (1905)
JOAQUIN TURINA: Vivo doQuarteto em lá menor op. 67 (1932)
EDUARD NAPRAVNIK: Allegro risoluto do Quarteto com Piano op. 42 (1882)
sexta-feira, 28 de setembro de 2007
Moscow Piano Quartet em Outubro
A hora do concerto ainda não está definida, mas contamos avançar com essa informação muito brevemente.
terça-feira, 18 de setembro de 2007
Quarteto Índigo na final do Prémio Jovens Músicos
quinta-feira, 13 de setembro de 2007
Concerto pelo Moscow Piano Quartet
quinta-feira, 14 de junho de 2007
quarta-feira, 13 de junho de 2007
segunda-feira, 11 de junho de 2007
Concerto pelo Moscow Piano Quartet
Inscreva-se na newsletter e saberá em primeira mão a data precisa e as novidades que preparamos para esta ocasião.
(Des)Concertante Trio encerra o Primavera Musical
Este grupo destaca-se pela sua heterogeneidade, pela diversidade sonora e pelo repertório que apresenta. Entre os seus objectivos encontram-se a edição e apresentação de obras de compositores portugueses compostas expressamente para o grupo, dinamizando desta forma tanto a música portuguesa como a música para o acordeão como instrumento de concerto.
Obteve o 2º Prémio nas 19ª e 20ª edições do Prémio Jovens Músicos da RDP em 2005 e 2006, tendo estreado obras dos compositores Sérgio Azevedo – Concertino (2005), Carlos Marques – (Des)Concertante (2005), Paulo Jorge Ferreira – Triopus (2005) e Carlos Marecos – O Medo do Ritmo Branco (2006).
Em Junho de 2006 foi laureado no Concorsi Internazionali di Musica della Val Tidone (Itália) na categoria de música de câmara “Contessa Tina Orsi Anguissola Scotti” com o 2º lugar. A originalidade deste trio suscitou o interesse do presidente do júri, o compositor Andrea Talmelli, pela inovação no repertório de música de câmara, propondo a composição de uma peça de sua autoria para ser estreada pelo (Des)Concertante Trio durante o presente ano.
Em Outubro de 2006 obteve o 1º prémio na Coupe Mondiale de Acordeão na categoria de música de câmara, que se realizou na Noruega.
Tem vindo a realizar concertos um pouco por todo o país e gravou para a RDP, RTP Internacional, SIC, SIC Notícias, RTP, TVI e ZIP TV.
A convite do compositor italiano Andrea Talmelli, realizou concertos no festival “L´Ora della Musica” em Itália, actuando nas cidades de Reggio Emilia e Casal Grande em Fevereiro último tendo recebido elogiosas críticas por parte do público italiano.
Participou no Festival e Concurso de Acordeão de Castelo Branco FOLEFEST 2007, onde foi laureado com o 1º lugar na categoria de Música de Câmara e onde apresentou ao público a partitura editada da obra “Concertino” de Sérgio Azevedo, encomendada expressamente para o grupo em 2005.
Em Fevereiro de 2007 o (Des)Concertante Trio foi laureado pela ESART com o troféu de mérito reservado a ex-alunos da instituição que se distinguiram nacional ou internacionalmente.
Durante o ano de 2007, estão previstos concertos em Oliveira do Bairro, no 13º Festival Internacional de Música de Castelo Branco “Primavera Musical”, e na 29ª edição do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim.
Neste momento encontram-se a gravar o seu primeiro CD da etiqueta Numérica, onde se irão encontrar obras dos compositores portugueses Sérgio Azevedo, Carlos Marques, Carlos Marecos e Paulo Jorge Ferreira.
De referir que este agrupamento conta com o apoio da ESART para as diversas iniciativas.
Carlos Marques "(Des)Concertante" (2005)
Sérgio Azevedo "Concertino" - (2005)
Carlos Marecos "O Medo do Ritmo Branco" - (2006)
Paulo Jorge Ferreira "Triopus" - (2005)
sábado, 9 de junho de 2007
sexta-feira, 8 de junho de 2007
Hoje, às 21h30, CARDUCCI QUARTET
quarta-feira, 6 de junho de 2007
Concerto adiado
O concerto de quinta-feira, dia 7 de Junho, pelo Moscow Piano Quartet é adiado devido a um acidente com o violoncelista Guenrikh Elessine. Esse pequeno acidente afectou o polegar de uma das mãos do músico e co-director artístico do Primavera Musical.
A nova data será anunciada o mais rapidamente possível.
Pelos eventuais transtornos causados pedimos desculpa.
O próximo concerto do Festival terá lugar na sexta-feira, dia 8, pelo Quarteto Carducci, como previsto.
Possível adiamento de concerto
O concerto de quinta-feira, dia 7 de Junho, pelo Moscow Piano Quartet poderá ser adiado devido a um acidente com o violoncelista Guenrikh Elessine. Esse pequeno acidente afectou o polegar de uma das mãos do músico e co-director artístico do Primavera Musical e hoje, ao longo do dia, será reavaliada a lesão, sendo então tomada a decisão do adiamento ou não do Concerto.
Logo que tivermos uma decisão tomada, colocaremos uma mensagem neste espaço.
domingo, 3 de junho de 2007
CARDUCCI QUARTET - 6ª fª - 21h30

Igualmente laureados e premiados pelas melhores Academias do Reino Unido, cada um dos seus membros estudou com músicos pertencentes a alguns dos melhores e mais famosos quartetos, incluindo o Amadeus, Alberni, Takacs, Vanbrugh e Chilingirian. Recentemente, trabalharam com Paul Katz, do Quarteto de Cleveland, em Paris, integrando o projecto ProQuartet, para jovens profissionais. O Quarteto Carducci foi, também, premiado na Competição Internacional para Música de Câmara, em Osaka (Japão) e no Concurso Internacional “Charles Hennen” (Holanda).
Em 1997, o Quarteto recebeu a Medalha de Ouro do Festival Castagnetto-Carducci, em Itália, cidade que dá o nome ao agrupamento.
As suas digressões levaram-nos a apresentarem-se em diversos países, tais como a França, Alemanha, Grécia, Itália, Espanha, Portugal, Irlanda e na Bélgica, país no quail foram convidados para participar, como professores, na European String Teachers Association. Durante vários anos, foram “artistas residentes” no Festival de Beaumont (França).
Em 2004 gravam o CD “Le Grand Tango”, para a editora holandesa Channel Classics, no qual interpretam música de Astor Piazzolla, com o famoso duo de guitarristas húngaros Katona Twins, o contrabaixista inglês Daniel Storer e o argentino Alfredo Marcucci (bandoneon). Colaboraram, também, com a companhia de dança de Henri Oguike, apresentando o Quarteto nº 9 de D. Schostakovich. Acabam de concretizar uma edição própria, com obras de Joseph Haydn.
Dos seus recitais mais recentes, destacam-se os realizados em Cork (República da Irlanda), no quadro da Capital Europeia da Cultura, no Purcell Room do “The Park Lane Artists Séries”, em Londres (Reino Unido), no Wigmore Hall (Londres) e no Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim.
Concerto pelo Moscow Piano Quartet

GUSTAV MAHLER: Quarteto com Piano (incompleto) (1878)
ALFRED SCHNITTKE: Quarteto com Piano (1988)
ROBERT SCHUMANN: Andante cantabile do Quarteto com Piano op. 47 (1842)
JOHANNES BRAHMS: Scherzo do Quarteto com Piano n.º 2 op. 26 (1861)
JOLY BRAGA SANTOS: Quarteto com Piano op. 26 (1957)
SERGUEI TANEIEV: Adagio più tosto largo do Quarteto com Piano op. 20 (1905)
JOAQUIN TURINA: Vivo doQuarteto em lá menor op. 67 (1932)
EDUARD NAPRAVNIK: Allegro risoluto do Quarteto com Piano op. 42 (1882)
sexta-feira, 1 de junho de 2007
terça-feira, 29 de maio de 2007
Quarteto Índigo no Juncal do Campo e no Ninho do Açor
Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco, o Quarteto de Clarinetes
Indígo é constituído por Carlos Silva, Luciana Guimarães, Cláudia
Macedo e Paulo Barbosa.
Tem como principal objectivo dar a conhecer o instrumento, procurando ir ao encontro das necessidades culturais do público.Embora de formação recente é solicitado maioritariamente no distrito de Castelo Branco e noutros pontos do país, tais como Viseu, Braga e
Porto, onde estreou uma obra de um aluno finalista do curso de
composição, Osvaldo Fernandes. Apresenta-se com um vasto repertório, englobando diversos estilos, do erudito ao jazz passando pelo tradicional.
Interpreta obras de Jorge Salgueiro, Ivonne Desportes, James Waterson,
Henry Tomasi, George Gershwin, entre outros.
Dia 1 de Junho, sexta-feira, às 21h30 - Casa do Povo de Juncal do Campo
Dia 2 de Junho, sábado, salão da Junta de Freguesia do Ninho do Açor
Programa:
I Parte
Caprice for Clarinets Clare Grundman
Bagatelle Clare Grundman
Quarteto Quarto Jorge Salgueiro
Les Seasons Yvonne Desportes
Printemps
L'été
L'automne
L'hiver
II Parte
3 Divertissements Henri Tomasi
Summertime George Gershwin
Liza George Gershwin
Oh, Lady be good! George Gershwin
Fantasia Paul Harvey
domingo, 27 de maio de 2007
sábado, 26 de maio de 2007
Trio Hantai - hoje, sábado, às 21h30
Trio en Ré Maior para Flauta, Viola e Baixo Contínuo
adagio, allegro, sarabanda (largo), allegro assai
Marin Marais (1656-1728)
Suite para Viola et Baixo Contínuo
prelude allemande sarabande gigue fantaisie
Jean Philippe Rameau (1683-1764)
5º Concerto para Cravo, Flauta e Viola
La Forqueray, La Cupis, La Marais
Jean Philippe Rameau (1683-1764)
Excertos do 2º, 3º e 1º Concertos
La Laborde, La Timide, Le Vezinet
J.S. Bach (1685-1750)
Trio em Sol Maior paa Flauta, Viola e Baixo Contínuo
adagio, allegro ma non presto, adagio, presto
quinta-feira, 24 de maio de 2007
Diana Vieira e Saul Picado esta sexta-feira às 21h30
Programa:
L. van Beethoven (1770-1827)
Sonata op.2 nº 3 em Dó Maior
Allegro con brio
Adagio
Scherzo & Trio: Allegro
Allegro assai
S. Prokofiev (1891 - 1953)
Sonata nº 3 op.28, em Lá menor, de antigos cadernos de notas
Allegro tempesto
SAUL PICADO (piano)
L. van Beethoven (1770-1827)
Sonata op.110 nº 31 em Lá bemol Maior
Moderato cantabile, molto expressivo
Allegro molto
Adagio, ma non troppo - Fuga: Allegro, ma non troppo
S. Prokofiev (1891-1953)
Sonata nº6 op. 82 em Lá Maior
Allegro moderato
Allegretto
Tempo di valtzer lentissimo
Vivace
DIANA VIEIRA (piano)
quarta-feira, 23 de maio de 2007
terça-feira, 22 de maio de 2007
Concerto Mário Laginha e Bernardo Sassetti


segunda-feira, 21 de maio de 2007
The Orlando Consort
THE ORLANDO CONSORT
Formado em 1988 no Centro de Música Antiga do Reino Unido, o Orlando Consort afirmou-se como um dos mais importantes grupos de música de câmara, de um nível técnico elevadíssimo e conhecido pelos programas inovadores, plenos de imaginação. Os quatro membros do grupo estabeleceram-se como solistas mas também como colaboradores de grupos como os Tallis Scholars e Grabrieli Consort, com os quais adensaram os seus conhecimentos na área da música antiga. Um rigoroso trabalho académico em volta de repertório praticamente desconhecido, estabeleceu novos padrões de execução musical, nomeadamente no que diz respeito à pronúncia e à afinação. Pelo seu trabalho em torno das técnicas polifónicas da Equitânia do século XII, receberam o Noah Greenberg Award, em 1996, pela American Musicological Society. Recentemente, o grupo destacou-se pelo trabalho de encomenda e programação de música contemporânea e jazz.
O Orlando Consort tem muitas gravações disponíveis no mercado nomeadamente na Saydisc, Metronome e no selo Archiv da Deutsche Grammophon. “The Mystery of Notre Dame” (obras de Perotin e outros) foi nomeado para um prémio Edison na Holanda e “Loyset Compère, 1445-1518”, “Popes and Antipopes” (música Papal dos séculos XIV e XV), “Passiontide” (Música Pascal Flamenga, do século XV), o “Missa De plus en plus”, de Ockeghem, “The Saracen and the Dove” (música das cortes de Pádua e Pavia), e “Motets” de Josquin Desprez fizeram todos parte da lista final para os Gramophone Awards. “The Works of John Dunstable” foi escolhido em 1996 como o CD de Música Antiga do ano, um feito repetido pelo “The Call of the Phoenix” (Motetos ingleses do século XV), em 2003. “Food, Wine and Song” foi o seu primeiro disco para a Harmonia Mundi USA e as gravações de 2004/05, “The Toledo Summit” (música espanhola e flamenga) e “Antoine Busnois”, receberam excelentes críticas um pouco por todo o mundo. O mais recente “The Rose, the Lily and the Whortleberry – Medieval Gardens”, de 2006, já foi descrito como “inspirado e um jardim dos prazeres”.
O grupo é presença regular no Wigmore Hall e no South Bank Centre (Londres) bem como em festivais na Espanha (Santander, Sevilha, Granada, Valência, Burgos, Segóvia, Ávila, Barcelona, Huelva, Las Palmas e Madrid), na Bélgica (Antuérpia e Bruges), Alemanha (Regensburg, Frankfurt, Nürnberg, Heidelberg, Herne, Colónia, Rommersdorf, Leipzig e Berlim), Áustria (Viena, Graz, Feldkirchen e Melk), Grécia (Atenas e Salónica), Estónia (Talin, Parnu e Tartu), França (Amiens, Avignon e Le Thoronnet), Polónia (Cracóvia, Wroclavia, Jaroslavia e Varsóvia), República Checa (Plzen e Praga), Rússia (S. Petersburgo), Itália (Florença, Bolonha, Veneza, Trento, Roma e Pádua), Portugal (Castelo Branco) e Suécia (Skara) bem como em diversos festivais e ciclos no Reino Unido. Em 1992, no 500º aniversário da morte de Antoine Busnoys, cantaram na Universidade de Notre Dame (Indiana, USA). Em 1993 e 2000 apresentaram-se no Encontro Anual da American Musicological Society, em Montreal e Toronto e em Junho de 1997 realizaram dois concertos no Boston Early Music Festival. Foram Artistas Residentes na Queen’s University, em Belfast e são, actualmente, Ensemble Associado da Southampton University. A estreia nos BBC Proms aconteceu em 1997, regressando em 2001 tendo-se, também, apresentado no Festival de Edinburgo, em 1998. Realizam frequentes digressões nos Estados Unidos e no Japão e também se apresentaram no Peru, Bolívia e Colômbia, numa digressão com seis concertos. Foram convidados para realizar o concerto inaugural do Centro Nacional de Música Antiga, em York.
O trabalho do Orlando Consort vai muito para alem da apresentação de música antiga: cantam frequentemente com coros locais, como aconteceu com o Coro de Belgais e com os actores Robert Hardy e Prunella Scales. Colaboram com o grupo holandês Calefax Reed Quintet e o seu trabalho com o quarteto de jazz “Perfect Houseplants” resultou na edição de dois discos, “Extempore” e, mais recentemente, “The Armed Man”. A actual temporada inclui concertos nos Estados Unidos da América, Espanha, Portugal, Alemanha e Itália.
PROGRAMA
“Sounds Delicious!”
Música Festiva medieval e renascentista
França, c.1220-1363
In paupertatis predio, de autor Anónimo, Notre Dame de Paris
Chançonette / Ainc voir / A la cheminée / Par verité, de autor Anónimo, Montpelier Codex
Prenés l’abre / Hé resveille toi Robin, de Adam de la Halle
Nes que on porroit, de Guillaume de Machaut
Inglaterra, c.1330-c.1450
Apparuerunt apostolis v. Spiritus Domini, de Anónimo, Fountains Abbey 1st Manuscript
Nowell, nowell: The boarës head, de Smert
Si quis amat, de autor Anónimo
Itália, c.1450-c.1500
Canto de cardoni , de autor Anónimo, Florentine Carnival Song
Donna di dentro / Dammene un poco, de Heinrich Isaac
Canto di donne maestre di far cacio, de autor Anónimo, Florentine Carnival Song
Burgundy, 1426-c.1490
Adieu ces bons vins de Lannoy, de Guillaume Dufay
Un franc archier, de Loyset Compère
Sile fragor, de Loyset Compère
La plus grant chière , de autor Anónimo
Espanha e Portugal, c.1480-c.1530
La tricotea , Anónimo
Ave color vini clari , de Juan Ponce
Oy comamos y bebamos, de Juan del Encina
Quem tem farelos, de autor Anónimo
Alemanha, c. 1500-c.1585
Von Eyern , de Matthias Greiter
Von edler Art , de Ludwig Senfl
Trinkt und singt, de autor Anónimo
ORLANDO CONSORT
Robert Harre-Jones: Alto
Mark Dobell: Tenor
Angus Smith: Tenor
Donald Greig: Barítono