segunda-feira, 21 de maio de 2007

The Orlando Consort

O grupo inglês The Orlando Consort, vai apresentar o programa, "Food, Wine and Song" e o concerto será acompanhado por comida e bebida, no intervalo e no final. Caso as condições climatéricas o permitam, nos jardins do Governo Civil de Castelo Branco. Em alternativa, a degustação terá lugar no interior deste bonito edifício de 1743.

THE ORLANDO CONSORT


Formado em 1988 no Centro de Música Antiga do Reino Unido, o Orlando Consort afirmou-se como um dos mais importantes grupos de música de câmara, de um nível técnico elevadíssimo e conhecido pelos programas inovadores, plenos de imaginação. Os quatro membros do grupo estabeleceram-se como solistas mas também como colaboradores de grupos como os Tallis Scholars e Grabrieli Consort, com os quais adensaram os seus conhecimentos na área da música antiga. Um rigoroso trabalho académico em volta de repertório praticamente desconhecido, estabeleceu novos padrões de execução musical, nomeadamente no que diz respeito à pronúncia e à afinação. Pelo seu trabalho em torno das técnicas polifónicas da Equitânia do século XII, receberam o Noah Greenberg Award, em 1996, pela American Musicological Society. Recentemente, o grupo destacou-se pelo trabalho de encomenda e programação de música contemporânea e jazz.

O Orlando Consort tem muitas gravações disponíveis no mercado nomeadamente na Saydisc, Metronome e no selo Archiv da Deutsche Grammophon. “The Mystery of Notre Dame” (obras de Perotin e outros) foi nomeado para um prémio Edison na Holanda e “Loyset Compère, 1445-1518”, “Popes and Antipopes” (música Papal dos séculos XIV e XV), “Passiontide” (Música Pascal Flamenga, do século XV), o “Missa De plus en plus”, de Ockeghem, “The Saracen and the Dove” (música das cortes de Pádua e Pavia), e “Motets” de Josquin Desprez fizeram todos parte da lista final para os Gramophone Awards. “The Works of John Dunstable” foi escolhido em 1996 como o CD de Música Antiga do ano, um feito repetido pelo “The Call of the Phoenix” (Motetos ingleses do século XV), em 2003. “Food, Wine and Song” foi o seu primeiro disco para a Harmonia Mundi USA e as gravações de 2004/05, “The Toledo Summit” (música espanhola e flamenga) e “Antoine Busnois”, receberam excelentes críticas um pouco por todo o mundo. O mais recente “The Rose, the Lily and the Whortleberry – Medieval Gardens”, de 2006, já foi descrito como “inspirado e um jardim dos prazeres”.

O grupo é presença regular no Wigmore Hall e no South Bank Centre (Londres) bem como em festivais na Espanha (Santander, Sevilha, Granada, Valência, Burgos, Segóvia, Ávila, Barcelona, Huelva, Las Palmas e Madrid), na Bélgica (Antuérpia e Bruges), Alemanha (Regensburg, Frankfurt, Nürnberg, Heidelberg, Herne, Colónia, Rommersdorf, Leipzig e Berlim), Áustria (Viena, Graz, Feldkirchen e Melk), Grécia (Atenas e Salónica), Estónia (Talin, Parnu e Tartu), França (Amiens, Avignon e Le Thoronnet), Polónia (Cracóvia, Wroclavia, Jaroslavia e Varsóvia), República Checa (Plzen e Praga), Rússia (S. Petersburgo), Itália (Florença, Bolonha, Veneza, Trento, Roma e Pádua), Portugal (Castelo Branco) e Suécia (Skara) bem como em diversos festivais e ciclos no Reino Unido. Em 1992, no 500º aniversário da morte de Antoine Busnoys, cantaram na Universidade de Notre Dame (Indiana, USA). Em 1993 e 2000 apresentaram-se no Encontro Anual da American Musicological Society, em Montreal e Toronto e em Junho de 1997 realizaram dois concertos no Boston Early Music Festival. Foram Artistas Residentes na Queen’s University, em Belfast e são, actualmente, Ensemble Associado da Southampton University. A estreia nos BBC Proms aconteceu em 1997, regressando em 2001 tendo-se, também, apresentado no Festival de Edinburgo, em 1998. Realizam frequentes digressões nos Estados Unidos e no Japão e também se apresentaram no Peru, Bolívia e Colômbia, numa digressão com seis concertos. Foram convidados para realizar o concerto inaugural do Centro Nacional de Música Antiga, em York.

O trabalho do Orlando Consort vai muito para alem da apresentação de música antiga: cantam frequentemente com coros locais, como aconteceu com o Coro de Belgais e com os actores Robert Hardy e Prunella Scales. Colaboram com o grupo holandês Calefax Reed Quintet e o seu trabalho com o quarteto de jazz “Perfect Houseplants” resultou na edição de dois discos, “Extempore” e, mais recentemente, “The Armed Man”. A actual temporada inclui concertos nos Estados Unidos da América, Espanha, Portugal, Alemanha e Itália.

PROGRAMA

“Sounds Delicious!”

Música Festiva medieval e renascentista

França, c.1220-1363

In paupertatis predio, de autor Anónimo, Notre Dame de Paris

Chançonette / Ainc voir / A la cheminée / Par verité, de autor Anónimo, Montpelier Codex

Prenés l’abre / Hé resveille toi Robin, de Adam de la Halle

Nes que on porroit, de Guillaume de Machaut


Inglaterra, c.1330-c.1450

Apparuerunt apostolis v. Spiritus Domini, de Anónimo, Fountains Abbey 1st Manuscript

Nowell, nowell: The boarës head, de Smert

Si quis amat, de autor Anónimo


Itália, c.1450-c.1500

Canto de cardoni , de autor Anónimo, Florentine Carnival Song

Donna di dentro / Dammene un poco, de Heinrich Isaac

Canto di donne maestre di far cacio, de autor Anónimo, Florentine Carnival Song



Burgundy, 1426-c.1490

Adieu ces bons vins de Lannoy, de Guillaume Dufay

Un franc archier, de Loyset Compère

Sile fragor, de Loyset Compère

La plus grant chière , de autor Anónimo


Espanha e Portugal, c.1480-c.1530

La tricotea , Anónimo

Ave color vini clari , de Juan Ponce

Oy comamos y bebamos, de Juan del Encina

Quem tem farelos, de autor Anónimo


Alemanha, c. 1500-c.1585

Von Eyern , de Matthias Greiter

Von edler Art , de Ludwig Senfl

Trinkt und singt, de autor Anónimo

ORLANDO CONSORT
Robert Harre-Jones: Alto
Mark Dobell: Tenor
Angus Smith: Tenor
Donald Greig: Barítono




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