THE ORLANDO CONSORT
Formado em 1988 no Centro de Música Antiga do Reino Unido, o Orlando Consort afirmou-se como um dos mais importantes grupos de música de câmara, de um nível técnico elevadíssimo e conhecido pelos programas inovadores, plenos de imaginação. Os quatro membros do grupo estabeleceram-se como solistas mas também como colaboradores de grupos como os Tallis Scholars e Grabrieli Consort, com os quais adensaram os seus conhecimentos na área da música antiga. Um rigoroso trabalho académico em volta de repertório praticamente desconhecido, estabeleceu novos padrões de execução musical, nomeadamente no que diz respeito à pronúncia e à afinação. Pelo seu trabalho em torno das técnicas polifónicas da Equitânia do século XII, receberam o Noah Greenberg Award, em 1996, pela American Musicological Society. Recentemente, o grupo destacou-se pelo trabalho de encomenda e programação de música contemporânea e jazz.
O Orlando Consort tem muitas gravações disponíveis no mercado nomeadamente na Saydisc, Metronome e no selo Archiv da Deutsche Grammophon. “The Mystery of Notre Dame” (obras de Perotin e outros) foi nomeado para um prémio Edison na Holanda e “Loyset Compère, 1445-1518”, “Popes and Antipopes” (música Papal dos séculos XIV e XV), “Passiontide” (Música Pascal Flamenga, do século XV), o “Missa De plus en plus”, de Ockeghem, “The Saracen and the Dove” (música das cortes de Pádua e Pavia), e “Motets” de Josquin Desprez fizeram todos parte da lista final para os Gramophone Awards. “The Works of John Dunstable” foi escolhido em 1996 como o CD de Música Antiga do ano, um feito repetido pelo “The Call of the Phoenix” (Motetos ingleses do século XV), em 2003. “Food, Wine and Song” foi o seu primeiro disco para a Harmonia Mundi USA e as gravações de 2004/05, “The Toledo Summit” (música espanhola e flamenga) e “Antoine Busnois”, receberam excelentes críticas um pouco por todo o mundo. O mais recente “The Rose, the Lily and the Whortleberry – Medieval Gardens”, de 2006, já foi descrito como “inspirado e um jardim dos prazeres”.
O grupo é presença regular no Wigmore Hall e no South Bank Centre (Londres) bem como em festivais na Espanha (Santander, Sevilha, Granada, Valência, Burgos, Segóvia, Ávila, Barcelona, Huelva, Las Palmas e Madrid), na Bélgica (Antuérpia e Bruges), Alemanha (Regensburg, Frankfurt, Nürnberg, Heidelberg, Herne, Colónia, Rommersdorf, Leipzig e Berlim), Áustria (Viena, Graz, Feldkirchen e Melk), Grécia (Atenas e Salónica), Estónia (Talin, Parnu e Tartu), França (Amiens, Avignon e Le Thoronnet), Polónia (Cracóvia, Wroclavia, Jaroslavia e Varsóvia), República Checa (Plzen e Praga), Rússia (S. Petersburgo), Itália (Florença, Bolonha, Veneza, Trento, Roma e Pádua), Portugal (Castelo Branco) e Suécia (Skara) bem como em diversos festivais e ciclos no Reino Unido. Em 1992, no 500º aniversário da morte de Antoine Busnoys, cantaram na Universidade de Notre Dame (Indiana, USA). Em 1993 e 2000 apresentaram-se no Encontro Anual da American Musicological Society, em Montreal e Toronto e em Junho de 1997 realizaram dois concertos no Boston Early Music Festival. Foram Artistas Residentes na Queen’s University, em Belfast e são, actualmente, Ensemble Associado da Southampton University. A estreia nos BBC Proms aconteceu em 1997, regressando em 2001 tendo-se, também, apresentado no Festival de Edinburgo, em 1998. Realizam frequentes digressões nos Estados Unidos e no Japão e também se apresentaram no Peru, Bolívia e Colômbia, numa digressão com seis concertos. Foram convidados para realizar o concerto inaugural do Centro Nacional de Música Antiga, em York.
O trabalho do Orlando Consort vai muito para alem da apresentação de música antiga: cantam frequentemente com coros locais, como aconteceu com o Coro de Belgais e com os actores Robert Hardy e Prunella Scales. Colaboram com o grupo holandês Calefax Reed Quintet e o seu trabalho com o quarteto de jazz “Perfect Houseplants” resultou na edição de dois discos, “Extempore” e, mais recentemente, “The Armed Man”. A actual temporada inclui concertos nos Estados Unidos da América, Espanha, Portugal, Alemanha e Itália.
PROGRAMA
“Sounds Delicious!”
Música Festiva medieval e renascentista
França, c.1220-1363
In paupertatis predio, de autor Anónimo, Notre Dame de Paris
Chançonette / Ainc voir / A la cheminée / Par verité, de autor Anónimo, Montpelier Codex
Prenés l’abre / Hé resveille toi Robin, de Adam de la Halle
Nes que on porroit, de Guillaume de Machaut
Inglaterra, c.1330-c.1450
Apparuerunt apostolis v. Spiritus Domini, de Anónimo, Fountains Abbey 1st Manuscript
Nowell, nowell: The boarës head, de Smert
Si quis amat, de autor Anónimo
Itália, c.1450-c.1500
Canto de cardoni , de autor Anónimo, Florentine Carnival Song
Donna di dentro / Dammene un poco, de Heinrich Isaac
Canto di donne maestre di far cacio, de autor Anónimo, Florentine Carnival Song
Burgundy, 1426-c.1490
Adieu ces bons vins de Lannoy, de Guillaume Dufay
Un franc archier, de Loyset Compère
Sile fragor, de Loyset Compère
La plus grant chière , de autor Anónimo
Espanha e Portugal, c.1480-c.1530
La tricotea , Anónimo
Ave color vini clari , de Juan Ponce
Oy comamos y bebamos, de Juan del Encina
Quem tem farelos, de autor Anónimo
Alemanha, c. 1500-c.1585
Von Eyern , de Matthias Greiter
Von edler Art , de Ludwig Senfl
Trinkt und singt, de autor Anónimo
ORLANDO CONSORT
Robert Harre-Jones: Alto
Mark Dobell: Tenor
Angus Smith: Tenor
Donald Greig: Barítono
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