domingo, 3 de junho de 2007

CARDUCCI QUARTET - 6ª fª - 21h30

No auditório do IPJ de Castelo Branco, o Carducci Quartet apresenta-se pela segunda vez em Portugal, numa co-produção com o CisterMúsica - Festival Internacional de Alcobaça.
Depois de vencer a Competição Internacional de Música de Câmara, em Kuhmo (Finlândia), o prémio especial de “Comunicação e Cultura”, Competição Internacional para Quartetos de Corda de Bordéus (França), em 2005 e o Prémio Especial do Júri da Competição Internacional para Quartetos de Corda de Londres (Reino Unido), em 2006, o Quarteto Carducci é considerado um dos melhores quartetos de corda jovens europeu.
Igualmente laureados e premiados pelas melhores Academias do Reino Unido, cada um dos seus membros estudou com músicos pertencentes a alguns dos melhores e mais famosos quartetos, incluindo o Amadeus, Alberni, Takacs, Vanbrugh e Chilingirian. Recentemente, trabalharam com Paul Katz, do Quarteto de Cleveland, em Paris, integrando o projecto ProQuartet, para jovens profissionais. O Quarteto Carducci foi, também, premiado na Competição Internacional para Música de Câmara, em Osaka (Japão) e no Concurso Internacional “Charles Hennen” (Holanda).
Em 1997, o Quarteto recebeu a Medalha de Ouro do Festival Castagnetto-Carducci, em Itália, cidade que dá o nome ao agrupamento.
As suas digressões levaram-nos a apresentarem-se em diversos países, tais como a França, Alemanha, Grécia, Itália, Espanha, Portugal, Irlanda e na Bélgica, país no quail foram convidados para participar, como professores, na European String Teachers Association. Durante vários anos, foram “artistas residentes” no Festival de Beaumont (França).
Em 2004 gravam o CD “Le Grand Tango”, para a editora holandesa Channel Classics, no qual interpretam música de Astor Piazzolla, com o famoso duo de guitarristas húngaros Katona Twins, o contrabaixista inglês Daniel Storer e o argentino Alfredo Marcucci (bandoneon). Colaboraram, também, com a companhia de dança de Henri Oguike, apresentando o Quarteto nº 9 de D. Schostakovich. Acabam de concretizar uma edição própria, com obras de Joseph Haydn.
Dos seus recitais mais recentes, destacam-se os realizados em Cork (República da Irlanda), no quadro da Capital Europeia da Cultura, no Purcell Room do “The Park Lane Artists Séries”, em Londres (Reino Unido), no Wigmore Hall (Londres) e no Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim.
Programa:
J. Haydn (1732-1809)
Quarteto de cordas op.50 no.6 'Der Frosch'
Allegro
Poco adagio
Menuetto - Allegretto
Finale - Allegro con spirito
M. Ravel (1875-1937)
Quarteto de cordas em Fá Maior
Allegro moderato - Tres doux
Assez vif - Tres rythme
Tres lent Vif et agite
A. Dvorak (1841-1904)
Quarteto de cordas no.12 em Fá Maior, Op.96 “American”
Allegro ma non troppo
Lento
Molto vivace
Finale: Vivace, ma non troppo

Sem comentários: