sexta-feira, 11 de abril de 2008

Os 100 anos de Manoel de Oliveira

O Primavera Musical 2008 - 14º Festival Internacional de Música de Castelo Branco destaca na sua programação dois centenários. O primeiro, o de Olivier Messiaen, logo no concerto de abertura, por Miguel Borges Coelho e Marta Zabaleta. Neste concerto será apresentada a monumental "Visions de L´Amen", para dois pianos. Nas agendas: 29 de Abril, 21h30.
Cerca de um mês depois, a 27 de Maio e no mesmo local, no Cine-Teatro Avenida, passaremos um belíssimo filme do realizador português. Trata-se de "O Convento", do qual deixamos a sua ficha artística e técnica e, no final, a sinopse:


Ficha Artística
CATHERINE DENEUVE Hélène
JOHN MALKOVICH Michael
LUÍS MIGUEL CINTRA Baltar
LEONOR SILVEIRA Piedade
DUARTE D'ALMEIDA Baltazar
HELOÍSA MIRANDA Berta
GILBERTO GONÇALVES Pescador

Ficha Técnica
Realização, argumento e diálogos MANOEL DE OLIVEIRA
Baseado numa ideia original de AGUSTINA BESSA-LUÍS
Fotografia MÁRIO BARROSO
Som JEAN-PAUL MUGEL
Montagem MANOEL DE OLIVEIRAVALERIE LOISELEUX
Decoração ZÉ BRANCO ANA VAZ DA SILVA
Guarda-roupa ISABEL BRANCO
Director de Produção JOÃO CANIJO
Produtor PAULO BRANCO
Uma co-produção MADRAGOA FILMES (Lisboa) GEMINI FILMS (Paris) LA SEPT - CINEMA (Paris)
Com a participação de IPACA - INSTITUTO PORTUGUÊS DA ARTE CINEMATOGRÁFICA E AUDIOVISUALSECRETARIA DE ESTADO DA CULTURACANAL +
Portugal/França, 1995, 35mm, cor, 93'

Sinopse
O professor Michael Padovic é um investigador norte-americano que está a trabalhar numa tese que se destina a provar que Shakespeare tinha ascendência espanhola e não britânica. Mas faltam-lhe alguns documentos essenciais, os quais julga estarem nos arquivos do antiquíssimo Convento da Arrábida, em Portugal.
Por esta razão, ele e a sua mulher, Hélène, viajam de Paris até à Arrábida, onde se instalam. O seu anfitrião é o guardião do convento, uma estranha personagem que dá pelo nome de Baltar.
Há qualquer coisa de misterioso em Hélène que cativa Baltar. Para distraír a atenção do marido dela, sugere-lhe que ele contrate como sua assistente, Piedade, a nova arquivista do convento.
Hélène descobre que o marido a rejeita em favor do trabalho e o facto de Piedade ser jovem e bonita aumenta ainda mais a tensão, servindo ao mesmo tempo os propósitos diabólicos de Baltar e a subtil manipulação de Hélène.
A situação torna-se extremamente bizarra e culmina de forma inesperada.

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